quarta-feira, 14 de maio de 2014

Atividade

Atividade Sequenciada : Parlendas
Área:
 Linguagem Oral e Escrita
Duração: 3 meses

Justificativa
Em geral as crianças sentem-se muito atraídas pelas parlendas e poesias, por serem tipos de textos com ritmo e sonoridade que diverte e ensina, favorecendo as atividades com leitura e escrita, despertam o ritmo, o som e a possibilidade de brincar com todos os sentidos. De forma lúdica, elas ampliam as possibilidades de comunicação e expressão e promovem o interesse pelos vários gêneros orais  e escritos.

Conteúdos:
Musicalidade das parlendas e dos trava-linguas,
Oralidade
Conhecimento da herança cultural
Coordenação, atenção e memória

Objetivos:
Brincar com a musicalidade das parlendas, trava-linguas,
Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura,
Conhecer nossa herança cultural.
Encaminhamentos:
Leitura de um texto informativo (parlendas),
Pesquisa de repertório junto com as crianças,
Seleção das Parlendas que serão trabalhadas,
Escrita das parlendas coletivamente
Confeccionar cartazes para a leitura com ilustração das crianças,
Reprodução oral em rodas. As crianças farão uma apresentação das parlendas para os colegas,
Rodas de leitura com as parlendas que já foram aprendidas.
Trabalhar ainda:Localização de palavras contidas nas parlendas,
Preencher lacunas com palavras impressas ou escritas,
Rimas,
Escrita em tiras colocando os versos em ordem,
Escrita em duplas de trechos que faltam,
Ilustrar as parlendas através de desenhos, pintura e colagens.

Materiais necessários
Cds
Aparelho de som
Cartolinas
Pincéis atômicos
Giz de cera
Tesoura
Gravuras
Livros didáticos
Livros de parlendas
Papéis de vários tipos

Avaliação

Será através de registro por parte da professora de cada aluno do desenvolvimento da aprendizagem frente as atividades individuais e coletivas propostas durante a realização da sequência de atividades.

Fonte: Quem nos forneceu esta atividade, foi a nossa colega Rosangela Aparecida Russo, estudante do curso de Pedagogia na faculdade Anhanguera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário